quinta-feira, 1 de julho de 2010

XXVII Encontro de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras – FORPROEX 2010

Coral da UFC - Clique aqui e veja mais fotos do evento


Acontece em Fortaleza, entre os dias 30 de Junho a 02 de Julho o XXVII Encontro de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. O evento faz parte do Forum de Pró-reitores de Extensão – FORPROEX – e reúne pró-reitores de universidades federais, estaduais e municipais de todo o país.
A abertura aconteceu ontem (30) e contou com a presença da presidente do Forproex, professora Laura Tavares Ribeiro Soares, do vice presidente do fórum, professor Cirpriano Maia de Vasconcelos , do representante do Ministério da Educação e Cidadania (MEC), Lucas Ramalho Maciel e o Reitor da Universidade do Ceará (UFC), Professor Jesualdo Pereira Farias , que compuseram a mesa.
O Pró-reitor de Extensão da UFC, professor Antonio Salvador, deu as boas vindas e falou da Casa José de Alencar, local onde se realizou a abertura. “ Neste ano em que a universidade Federal do Ceará completa 55 anos, é uma alegria recebê-los aqui, na casa onde nasceu o importante escritor José de Alencar, local este que faz parte do cenário cultural de Fortaleza”, destacou.
A solenidade foi aberta pelo coral da Universidade do Ceará com apresentação de músicas brasileiras como “Xaxado” de Luiz Gonzaga e “Construção” de Chico Buarque de Holanda. Além disso, houve desfile de peças confeccionadas por alunos do curso de moda e coquetel com música ao vivo.
Na conferência de abertura o reitor da UFC falou sobre o tema “A extensão no cenário da Educação Superior Pública” e falou sobre as mudanças já ocorridas nas universidades além de destacar a importância da extensão para a sociedade. “ Não podemos tratar a extensão como algo de segundo plano. É preciso parar de hierarquizar a pesquisa, a graduação e a extensão e para isso temos que adequar a legislação interna de cada universidade, além de criarmos indicadores eficazes para medir a real abrangência da extensão nas comunidades, ressaltou o reitor.
O evento acontece até a próxima sexta-feira e irá discutir, entre outros assuntos, políticas de institucionalização da extensão e a curricularização das ações de extensão.

Confira o andamento do evento clicando aqui